domingo, 5 de julho de 2009

Tomates e etc

Gente, queria falar sobre um assunto já faz tempo.
Eu não sou jornalista e nem tenho o dom pra escrever crônicas ou coisa do tipo.
Pelo menos, não da forma como algumas queridas amigas escrevem em seus bloggs.
Sabem, eu li todo o site da Fer (http://www.chucrutecomsalsicha.com/). Com ela aprendi muitas coisas!Mesmo que ela não saiba disso..Algumas ela explica de forma explicita, outras, atravéz de um comentário sobre determinado acontecimento diário, ou sobre a opinião acerca de tal coisa, etc.
Hoje ela postou fotos lindíssima de tomates, e eu lembrei de uma dessas lições implicítas em seus textos.
Eu nunca havia parado pra pensar a respeito das estações do ano e seus frutos (aqui me refiro no sentido genérico, tb englobo verduras e legumes). É tão comum vc ir ao supermercado e ver que existem tomate, cebola, alface, agrião..enfim..tudo parece que brota o ano todo..
Quando nós começamos a frequentar feiras orgâncias, começamos a ver que não existe essa variedade.Isso acontece porque a natureza, em sua própria sabedoria e respeitando o seu próprio tempo, produz alguns frutos que caracterizam as estações.
Eu já havia começado a estranhar o gosto do tomate, ou melhor, a falta de gosto dos tomates. Os produtos do supercado, são provavelmente produzidos em estufas e a custa de agrotóxicos, forçando a natureza e enganando-a para que produza frutos não característicos.
A Fer, em vários post, comentou que só compra frutos da estação, por não só respeitar a cedeia natural, mas a si própria e seu paladar.
Gente, tomate precisa de calor para frutificar e amadurecer, portanto, não dá no inverno..
Agora, como fazer molho sem tomate?Ou substituí por colorau para dar aquela tom vermelho, ou procurar extrato de tomate orgânico.
Desde muito tempo, as donas de casa, preparando-se para a falta de recursos ou de alimento faziam conservas e compotas, para fazer os alimentos durarem mais.
Pode ser que dê mais trabalho, mas acho que ganhamos em saúde e sabor.
Era isso.

Um comentário:

Fer Guimaraes Rosa disse...

Kaka, tudo o que voce come dentro da estacao tem um sabor muito melhor, alem de ser mais barato. Tao simples, neh? Fico feliz que voce tambem esta praticando a sazonalidade! :-) beijo,